sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Direito Consuetudinário

A definição de Direito consuetudinário é: o direito dos costumes, que passa de geração à geração, daí tiramos algo que é muito comum (pelo menos nas cidades do interior) que é o direito que o povo acha que tem, o direito de sentar nas calçadas!

Quem já visitou sabe como é esse costume, em plena 6 horas da tarde (começando pelos velhinhos) começam a retirar as cadeiras da sua residência e começam a conversar com os amigos, vizinhos, parentes, dentre outros. O que mais me intriga é o por que de tudo isso, por que eles se acham no direito de sentar nas calçadas, atrapalhando o trânsito de pedestres? Quando parei para refletir isso pensei que poderia ser algo tipo as filas na sala de aula, ou “bater em continência”, que existe toda uma explicação para isso.

As filas é um exemplo claro de vestígio da Ditadura Militar no Brasil, como podem ver, lembra e muito a tradição do Exército, muitas instituições hoje em dia no ramo da psicologia e pedagogia, estudam que a melhor forma de se aprender na sala de aula é em forma de círculo, mas costume é algo muito difícil de modificar. “Bater em continência” quem nunca escutou essa expressão, muita usada nas hierarquias do Exército ( lá vem o Exército de novo), a continência que é o símbolo de respeito aos companheiros e superiores, veio da época medieval. Os Gladiadores e guerreiros antes de começar uma batalha levantavam o elmo com uma mão (para cumprimentar o oponente e também para vê-lo melhor) essa tradição fica até hoje, mesmo não existindo mais elmo nem armaduras.

Vocês agora podem estar pensando esse cara é louco! Não tem mais o que escrever! Pode até ser verdade, mas quem tiver uma explicação melhor do que essa, que me diga por favor! Fica aí para descobrir o motivo dos “velhinhos na calçada” =). Abraços!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A princesa moderna

Como toda velha e boa princesa, todo dia no seu quarto real, fazendo de gato e sapato todos os criados do palácio. Pergunta, o que senti essa princesa quando senti-se superior aos serviçais? E quando explora a boa vontade da velha criadagem que a ajudou a crescer? Bem muita coisa não entende-se. A princesa que falo hoje é a princesa moderna, mas que continua com os velhos sonhos das princesas medievais: Um príncipe encantado, um palácio, um patrimônio, o luxo. Quando elas deixam a velha dogmática da família de encontrar uma pessoa boa para ir atrás do supérfluo, da boêmia, da vida boa, e vocês podem perguntar, e ela não está certa? Sim está, porque ela está pensando nela mesma.

Alguém hoje conhece um príncipe moderno? Esses não são mais tão difíceis de achar, não pela riqueza, pois existe muitos homens ricos, mas pelo o que significa ser Príncipe, ele é só a pessoa que herda a fortuna do pai? E que proporciona festas para suas presas e a deixam loucas de prazer, por proporcionarem um momento de felicidade junto ao rei e a rainha? Não se enganem pobres princesas, vocês nunca olham o lado masculino, os príncipes gostam de fazer média juntos aos pais para mostrarem que estão no comando do povo, mesmo antes de assumir o trono. Há e já houve príncipes gays também! Que ficavam com as mais belas mulheres nas “festas reais” para mostrar aos pais o quão pegadores e másculos eles são! Mas que imbecis! Alem de dar satisfação aos pais ainda têm que mostrar a sociedade o papel de “Príncipe”. Então vamos criar um conceito de Príncipes, o conceito é que existe Príncipes e Príncipes, uns mais tradicionais ( que seguem a risca o que os costumes trazem) e os radicais, que rompem drasticamente com os costumes hipócritas e imbecis da realeza, mas lembre-se eles sempre serão príncipes.

Mas se não existe príncipe perfeito o que as mulheres vão fazer? Sonhar com pobres mendigos que não podem dar um mínimo de conforto para elas? Claro que não, as mulheres têm que entender que há homens que pensam em algo maior, em algo superior e não só nessa vida boêmia de Príncipe, Esqueçam os PRINCIPES ENCANTADOS, POIS ESTES SÒ SÃO HOMENS COM FANTASIAS, ridículas fantasias por sinal, e outra coisa, deixem de pensar que são princesas, pois essas mulheres também só são mulheres com sonhos muiiiito distorcidos da realidade. Ela está certa em pensar em si mesma? Como mulher sim, como princesa não.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

- Falha Humana -

Você nunca saberá das minhas falhas, e muito menos o que eu sinto.

O que flora na mente, é extremamente pessoal.

Nem sei suas fantasias mais profundas, como você nunca saberá o quão idôneo sou a você.

Ah, se dependesse de mim.

Se não fosse a intolerância humana.

E as intempéries posta pelo seu pensamento...

Ah, se dependesse de Deus...

Mas o que ele fez para você além de te dar escolhas?

Foi ele que disse para ter compaixão...

E ir contra as próprias “leis naturais”?...

E o que seria uma lei natural? O amor seria ou não?

E porque a pobre mente humana não percebe o quanto precisamos um dos outros...

Eu de você, você de mim...você nunca saberá o quão idôneo sou a você.

Você nunca saberá das minhas falhas, e muito menos o que eu sinto.

Parte2

Queria Parar de fazer certas referências as certas pessoas, mas como posso fazer isso?

Como posso dormir com sua voz na minha cabeça?

E isso me persegue

Como um gato ao rato no porão...

E como seria se você estivesse aqui?

Não simplesmente aqui, mas do velho jeito de antes

Com os sentimentos de antes

E o sentimento de antes, aonde foi parar?

Aqui não está...

Parte 3

Talvez nunca irei encontrar amor maior que o seu, carinho maior que o seu, e até um seio maior que o seu, o que você fez comigo? Tanto tempo se passa, e pouca coisa muda dentro de mim, tanto tempo passa e não vejo resultados para tudo que sonhei..
Talvez nunca irei encontrar amor maior que o seu, mas também nunca irei encontrar decepção maior...

Parte 4

Tudo que escrevi não tem uma ordem clara, porque mostra a falha humana que sou, como todos os outros. Em reconhecer eu posso mudar, mas será que isso é uma falha mesmo? Poder expressar-se... muitos outros não conseguem, é, isso não é uma falha, e sim uma dádiva! Mas preciso aprender bem como usa-la, para não ser que nem o amor, tenho esse dom também, mas nunca usei corretamente.






segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

=)

Depois de quase 2.000 visitas no meu blog desde 30/05/07, venho agradecer a todos por terem acompanhado o meu "trabalho", que não pode ser chamado de trabalho porque ainda não tenho uma meta a atingir com isso, um "publico especifico", apesar de varias idéias ja florarem na cabeça, as vezes tenho algo a dizer para o povo, mas isso passa, ou muda.
Isso é o que eu vejo em algumas bandas por exemplo, como ja dizia Morten harket, "o a-ha vai existir em quanto tivermos algo a dizer para os Ouvintes" Agora MOrten está em um projeto solo, talvez por o q ele tem a dizer, não esteja entrando em consenso com os outros membros da banda. :/
Obrigado mais uma vez!