A definição de Direito consuetudinário é: o direito dos costumes, que passa de geração à geração, daí tiramos algo que é muito comum (pelo menos nas cidades do interior) que é o direito que o povo acha que tem, o direito de sentar nas calçadas!
Quem já visitou sabe como é esse costume, em plena 6 horas da tarde (começando pelos velhinhos) começam a retirar as cadeiras da sua residência e começam a conversar com os amigos, vizinhos, parentes, dentre outros. O que mais me intriga é o por que de tudo isso, por que eles se acham no direito de sentar nas calçadas, atrapalhando o trânsito de pedestres? Quando parei para refletir isso pensei que poderia ser algo tipo as filas na sala de aula, ou “bater em continência”, que existe toda uma explicação para isso.
As filas é um exemplo claro de vestígio da Ditadura Militar no Brasil, como podem ver, lembra e muito a tradição do Exército, muitas instituições hoje em dia no ramo da psicologia e pedagogia, estudam que a melhor forma de se aprender na sala de aula é em forma de círculo, mas costume é algo muito difícil de modificar. “Bater em continência” quem nunca escutou essa expressão, muita usada nas hierarquias do Exército ( lá vem o Exército de novo), a continência que é o símbolo de respeito aos companheiros e superiores, veio da época medieval. Os Gladiadores e guerreiros antes de começar uma batalha levantavam o elmo com uma mão (para cumprimentar o oponente e também para vê-lo melhor) essa tradição fica até hoje, mesmo não existindo mais elmo nem armaduras.
Vocês agora podem estar pensando esse cara é louco! Não tem mais o que escrever! Pode até ser verdade, mas quem tiver uma explicação melhor do que essa, que me diga por favor! Fica aí para descobrir o motivo dos “velhinhos na calçada” =). Abraços!